domingo, 29 de dezembro de 2013

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIAS PARA LÍNGUAS


Para entender um pouco mais sobre como é identificado o nível de conhecimento dos alunos da Louder Idiomas, sejam os que já estão estudando conosco ou os que irão ingressar em algum curso, publicamos este post explicando como é definido o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas.

O Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas foi criado pelo Conselho Europeu com o intuito de harmonizar os níveis de aprendizagem das línguas no âmbito mundial, para que possam-no identificar dentro de um padrão uniforme. É ele que rege o nível de conhecimento de um aluno, no caso de o mesmo participar de algum tipo de exame de proficiência, como o TOEFL, o TOEIC, o DELE, entre outros.

Dividindo-se em 6 estágios (A1, A2, B1, B2, C1 e C2) o estudande de línguas, poderá identificar melhor o seu nível, sendo subentendido que cada estágio tem uma representatividade diferente no desenvolvimento dos idiomas, conforme é explicado abaixo:

A1 - (nível básico) = O aluno é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam necessidades concretas. Consegue apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possuem. De modo simples comunica-se desde que o receptor da mensagem falar lentamente e distintamente, além de se mostrar cooperante.

A2 - (nível básico) = É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante. Tarefas simples e em situações que trocam apenas informações diretas sobre assuntos que lhe são familiares e habituais e a capacidade de descrever de modo simples a sua formação, o seu meio e assuntos relacionados com necessidades imediatas.

B1 - (nível intermediário) = É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de
interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

B2 - (nível intermediário) = É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades

C1 - (nível avançado) = É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem
precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

C2 - (nível avançado) =  É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É
capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Através de um teste de nível gratuito e baseado nestas informações que, identificamos por onde o aluno que ingressa na Louder Idiomas deve começar o seu curso. Desta forma, indicamos um material que respeitará as necessidades desses alunos e o ajudará a desenvolver da melhor forma o seu idioma.

Fonte: Universidade de Coimbra - Oxford University Press

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